Páginas

08 agosto 2012

L´après midi d´un faune

        Sala cheia, luz fraca, projeções de imagem, bailarino e bailarina, ambos se contorcendo no palco, embaixo silêncio, olho expectante, lindo!, como são suaves, delicados, os movimentos, e a música, Debussy, mais e mais aumenta o encantamento... Foi assim, pouco menos de uma hora assistindo os Diálogos sobre Nijinski, livremente inspirado na biografia do próprio e na obra "L´après midi d´un faune".
        Pelo meio, a filha orgulhosa diz que não tinha contos de fada quando criança, seu conto de fadas era o próprio pai, para uns um louco, esquizofrênico, para outros um gênio, um deus dos palcos e da dança, a oitava maravilha do mundo.
        Oitava maravilha ou não, Redon, o pintor, amigo do poeta Mallarmé, que escreveu o poema que inspirou Debussy a compor Prélude à l´après midi d´un faune, um dia depois de assistir à apresentação de Nijinski disse: ’’Muitas vezes, uma grande alegria é acompanhada de uma grande dor; ao prazer que ontem me foi oferecido, eu acrescento a pena de não ter visto ontem, conosco, o meu ilustre amigo Stéphane Mallarmé. Melhor do que qualquer outro teria apreciado a admirável evocação do seu espírito. Não creio que no campo da arte irreal se possa dar com mais requinte uma das características de sua arte”.

 Este vídeo é uma reconstrução de Christian Comte


 Abaixo L´Après Midi d´un faune por Nureyev

        Lindo, não?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."