Páginas

06 novembro 2011

Peço Licença...

Senhor Aníbal, está ótimo, suas taxas apresentam valores excelentes, a glicose está normal, setenta e seis, não há qualquer risco de diabetes, você sabe como a diabetes é uma doença, bem, vou dizer assim, chata, o colesterol também está tranquilo, cento e oitenta, por isso, meu caro, vida longa!, disse o doutor Fragoso, sorriso aberto, seguro, satisfeito, na sua idade, sessenta, não digam a ninguém, as coisas nem sempre são assim, continuou, agradeça a Deus por isso, a vida é uma bênção, eu sou agradecido, muito agradecido, viver, pudesse eu viver trezentos, quinhentos anos, costas vergadas pelo tempo, doentes, olhos pregados no chão, dores tenebrosas, insistentes, pudesse eu!, mesmo sofrendo, a este inflar do pulmão, inspira, expira, estou certo, não encontrarei prazer semelhante, mas... Oh, divino!, sublime, senhor da criação, sessenta, meu Deus, tenho sessenta, as mãos cravadas de artroses, joelhos inconfiáveis, inseguros, pés arrastados, lentos, cabeça latejante, turva, e o pior de tudo, o pior de tudo, dio cane, um emprego, e cinco, cinco anos até à aposentadoria, pelas minhas contas, se não me enganam as matemáticas, esses cinco anos custar-me-ão, nada mais, nada menos, que 9600 horas, cerca de 240 semanas, e muita, muita paciência, muito tempo, muito desgaste, para um indivíduo já por si só desgastado, cansado, deprimido,


... doutor, você tem certeza?, é que eu sinto assim um aperto aqui no peito, uma dor nervosa, momentânea, uma picada assustadora, é como se morresse, tento, dramatizo, please!, please!, sua consciência se ilumine, suas mãos frias se animem, outorguem meu sofrimento, uns dias, só uns dias, ao menos, uns dias, douto doutor, uns dias de licença, não o vê, je crois, mas sou um enfermo,


... calado, resignado, expressão fechada, sério, eis que me vou, então, falei, e parei, uma ideia me tomou de assalto, o fingimento,


aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!


... uma dor aguda, absoluta, tinhosa, se vestiu de mim, ecoou no posto de saúde, bateu lá no fundo nas caiadas paredes, e voltou, vibrante, possante, arrebatadora e me tomou, abanou, estremeceu, ai!, ai!, meu Deus!, o clínico estupefacto, indeciso, preso de movimentos, qu´é que faço?, qu´é que faço?, estetoscópio, peito, pulso, batimento, enfermeiras correndo entram porta dentro, é um ataque!, um ataque!, um ataque!, perco os sentidos, pulso baixo, pulso baixo!, minha secreta bradicardia, está morrendo!, está morrendo!, pegam o desfibrilhador, céleres, atormentadas, não podemos perdê-lo!, não podemos perdê-lo!,


tzzzzzzzzzzzz tzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


... e eu retorno, vagaroso, paciente, lá da fronteira com o outro mundo, sorriso estampa, amarelo pálido, olho semi-cerrado, e o trabalho, doutor?, e o trabalho?






Um comentário:

"Seja bem vindo quem vier por bem."