Páginas

14 outubro 2012

A Viúva Desgovernada



II Ato

Salão Desportivo.
Cena I
Rudolfo, Arsênio

Rudolfo
Agora nada me derrota. Nada me pode derrotar. O coração apaixonado é mais duro que porta. Jamais é derrotado.

Arsênio
Quem é merecedora de tão nobre honra?

Rudolfo
Se vos disser prometeis silêncio? Nela meu ser não fala. Nela apenas penso.

Arsênio
Sou um túmulo.

Rudolfo
Se me traíres prometo que vos arrumo.

Arsênio
Não precisais me ameaçar. Eu sei ouvir e calar.

Rudolfo
(deixando cair o florete) Dá pelo nome de Maria. Maria de Lorca.

Arsênio
Maria de Lorca?! A viúva da nona porta?

Rudolfo
Viúva?!

Arsênio
Não o sabeis? Pois é tão verdade como o vinho derivar da uva.

Rudolfo
Morreu faz tempo o marido?

Arsênio
Vosso coração parece-me deveras apaixonado; nem sei sequer se vos digo.

Rudolfo
Dizei-mo.

Arsênio
Não faz sequer meio ano.

Rudolfo
Não posso crer em meu ouvido.

Arsênio
Ela deu-vos esperança?

Rudolfo
Pior que sim. Encheu minha mão de doces como a uma criança.

Arsênio
Esquecei-a.

Rudolfo
Não, nisso minha alma não creia. Esperai! Se isso é verdade por que seu pai se apressa a casá-la?

Arsênio
Corre o boato lá na rua que ela é viúva desgovernada.

Rudolfo
Gasta muito?

Arsênio
Gasta muito mas é de cama, com este e aquele fulano.

Rudolfo
(pega o florete, ameaçador) Como vos atreveis? Acaso a nossa amizade ignorais?

Arsênio
Desculpai. Só falei o que falam os demais.

Rudolfo
Averiguarei se isso é verdade.

Arsênio
Podeis crer que não o disse por maldade.

Rudolfo
E de que morreu o finado? Acaso o sabeis?

Arsênio
Dizem que era um homem de leis e morreu entalado.

Rudolfo
Entalado?

Arsênio
Na cama entre ela e o criado.

Rudolfo
En garde.

Os dois esgrimam violentamente.

Arsênio
Parai, covarde. Fraqueza de espírito essa que não permite ouvir a verdade?

Rudolfo
Não o creio. Noto em vós pura maldade.

Algum tempo depois os dois param de esgrimir.

Arsênio
Estou cansado. Dou-me por vencido. Matai-me se assim o quiserdes.

Rudolfo
Nessa vossa estratégia reside o perigo.

Arsênio
Se o quiserdes atacai, eu não me defendo mais.

Rudolfo
Tendes a certeza do que me falastes antes e do demais?

Arsênio
Tenho.

Rudolfo
Então por ora minha raiva sustenho.


(Trecho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."