Páginas

07 dezembro 2012

Afinal quem são os maiores no Nordeste?



        Cem anos de Gonzaga. Certo. Até aí tudo bem. O rei do baião, o incrível tocador de sanfona, o pai de temas tão brasileiros como Asa Branca ou Baião de dois. Mas eis que, entre muitas manifestações de apreço e idolatria, uma me chamou particularmente a atenção: Gonzaga foi o maior artista nordestino, dito com afinco, mais ou menos assim, podendo nem ser bem essas as palavras, mas querendo dizer isso mesmo.
        Ok, está certo. Não vou refutar completamente tal observação. Mas, me ocorre lembrar que o Nordeste é terra de, entre outros, Chico César, Tom Zé, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Chico Science, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa, Jorge Amado, Ivete Sangalo, José Wilker, Wagner Moura, João Gilberto, Chico Anysio, Leandro Gomes de Barros, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Câmara Cascudo, Manuel Bandeira...
        Eu sei, alguns aqui nomeados, não são nem de perto comparáveis a Gonzaga. Pelo menos na cabeça de alguns de vocês. Embora sejam grandes atores, músicos e por aí em diante. Mas, se por um lado, há esses que distintamente conseguimos diminuir comparativamente ao rei do baião, há outros que não me parece lhe devam ou fiquem atrás na sua importância e méritos. E aí entraríamos numa discussão sem fim, a do tal maior nordestino, a do mais importante artista nordestino, bla, bla, bla, bla, bla, bla. Discussão inconclusiva, seria fácil de adivinhar. Pois, se minha razão pende para Suassuna ou Bandeira, a sua poderá pender para Chico Science, Cabral de Melo Neto ou outro nem aqui referido.
        E como chegarmos a um consenso, se de um lado uns cantam “às vezes no silêncio da noite”, ao passo que outros sabem “como pisar no coração de uma mulher”? , se uns se extasiam com Auto da Compadecida e outros com Morte e Vida Severina? , se uns preferem o Roque Santeiro e outros o Capitão Nascimento? Impossível! E nunca nenhum de nós estará certo ou errado. Gonzaga foi o maior para esse senhor que babadamente o fala na TV. Gonzaga foi o maior para quem aprecia o baião, o toque certeiro da sanfona. Gonzaga é o maior para quem gosta de forró pé-de-serra, pra quem gosta da música popular do sertão brasileiro. Mas, e quem tem maior apreço pela literatura que pela música, pensará o mesmo?
        Discussões à parte, aproveitemos o talento de cada um deles. Do Gonzaga na sanfona, do Anysio no riso, do Cascudo no folclore, do Wagner na interpretação, do Jorge no romance... E com a certeza de que todos eles são os maiores nordestinos, maiores nos seus talentos e aptidões, tão grandes como os professores, os médicos ou os juízes que dia após dia lutam por um Nordeste melhor.
        E eu fico com Leandro Gomes de Barros. E nem vem!, ninguém muda minha opinião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."