Páginas

21 novembro 2013

Minha memória



     “E os caracoizinhos, os teus caracoizinhos dourados, em cachinhos, bem enroladinhos?... Tão lindo! Parecias um anjinho... Deitavas embaixo da mesa do avô, almofada gasta, encardida- era a tua almofada, só querias aquela- uma mão esforçada segurando o biberão, a outra mexendo os cachos, enrolando, enrolando...” “Está bem, mãe, está bem. Pára um pouquinho!” Ela obedece, sua cara fecha, o sorriso desaparece. Que chatice! Ele cresceu! Que chatice!... Imagino eu tais emoções, sentimentos lhe perpassando a mente, legendas gordas, comic sans, como um boom enchendo a tela de seus pensares. Sigo para o quarto, ligo a televisão, zapping, nervoso miudinho... Não lembro. Não me recordo de mim. E me angustia que nem de mim dê fé. Irritam-me as lembranças dos outros. E me constrange não me saber nos meus viveres, os tempos vagos e não documentados.
          As fotos são de somenos, flashes, momentâneas- mesmo a que me visto de príncipe encarnado, orgulhoso e sobranceiro. As fotos são os olhos do outro, os de uma câmara, fria, limitada, insensível; os de um fotógrafo, ora contratado, aborrecido, “sorria”, ora de um familiar ou amigo, “Oh, fechaste os olhos outra vez”.  Entenda, por favor, eu queria ver-me! De fora. De fora para dentro. Como um estranho.
         Pego a cassete de vídeo guardada na gaveta inferior do criado-mudo, “João, aniversário de 13 anos”, rebobino com o indicador ansioso, grito, “Mãe, onde está o leitor de vídeo? Mãe!”. Minha mãe vem vagarosa, calma, inocente, “Não sei. Acho que está arrumado na garagem. Acho que já nem funciona.”. Exaspero, revolvo tudo- cómoda, guarda-roupa, quarto, sala, garagem, casa- e o máximo que me é dado encontrar: o cabo scart.
          Minha memória, tão minha, não é senão dos outros- nunca me vi. Minha memória, tão minha, não é senão nos outros, encéfalo e retina. E se acaso eles me viram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."