Páginas

20 julho 2014

O meu gol



Meu tabuleiro de jogo não é um tabuleiro quadrilátero, de casas brancas e negras, onde peões e cavalos se digladiam. Meu tabuleiro de jogo tem cento e dez metros por setenta e cinco metros, e é dividido no meio por uma linha paralela às linhas de fundo. No meio tem também uma circunferência, e nas extremidades duas traves, uma de cada lado, com cerca de dois metros e meio de altura por sete metros e meio de largura, e o dado… Espere, uma bola faz a vez de dado, e nos joga e lança segundo sua sorte, segundo a imprevisibilidade de seus movimentos.
Nós somos onze de cada lado. Soldados, lutadores. Às vezes casados contra solteiros, às vezes nações contra nações. E o nosso êxtase, verdadeiro, infantil, é colocar a bola na rede, escutar o grito de gol, que nem precisa vir das bancadas. Precisa, e vem, de dentro de nós mesmos: “Eu fiz gol! Eu fiz gol!”.
Vibramos, de forma tão intensa, de uma felicidade tão genuína, que fica difícil para um estranho, imagine um E.T., acreditar que tal se deva a uma bola no gol, a um acerto na rede depois de um drible no goleiro, depois de um chute de placa, depois de um chute que pegou na veia, depois de um sem-pulo…
O E.T. não compreenderia. Aliás, nem nós compreendemos. E não compreendemos porque não tem o que compreender. A paixão não se compreende, não se dá a entender. Como entender minha ânsia de menino de fazer um gol no Maradona- um rapaz insolente da minha rua, que vivia fazendo bullying comigo? Como entender o caráter decisivo no meu bem-estar, na minha alegria, que tinha converter esse penalty diante do Maradona? Como entender que esse penalty era para mim tão decisivo quanto o de uma final? Como?
Não sei. Ninguém sabe. Mas muitos experimentam-no. Os jogadores, profissionais ou amadores. Imagino que sintam o mesmo que eu: a visão turva da adrenalina, o peso do mundo, uma vontade, um desejo possante, por vezes furioso… O mesmo que eu sentia numa manhã dos anos noventa, grama molhada, sol pertinente, o Maradona trocista embaixo do gol. Imagino que o mesmo que eu quando corri para a bola, bati, e ela, caprichosa, bateu no pé da trave… E entrou… A bola entrou! Imagino que o mesmo que eu quando fiz gol no Maradona. O meu gol.
Estou sentado no Mineirão. Brasileiros e chilenos preparam-se para bater os penaltys pelas oitavas. Sei que as emoções são universais. Todo mundo sente alegria, prazer, ansiedade… E eu espero que o Júlio César não seja para nenhum chileno o meu Maradona. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."