Páginas

11 agosto 2019

Atualização sobre a Bruzundanga



Na Bruzundanga de Lima Barreto assoma por ora, com força, um título honorífico. Não é tão distinto quanto doutor ou bacharel, mas é, aos olhos do povo da Bruzundanga, bastante respeitável, além de que goza de uma abrangência e universalidade de que outros títulos não gozam. Para obtê-lo (ou adquiri-lo), o cidadão da Bruzundanga não dispensa quatro ou cinco anos em um bacharelado ou em um doutoramento (um desperdício de tempo!), bastando apenas o estudo da Palavra, a memorização de dois ou três salmos, entre outros requisitos facilmente preenchidos. O título honorífico de que falo é o título de “homem de bem”, cujas características passo, na medida do possível, a especificar. Recordemos as palavras de Lima Barreto: “A ‘Bruzundanga’ fornece matéria de sobra para livrar-nos, a nós do Brasil, de piores males, pois possui maiores e mais completos”.
1. Requisito precípuo, o “homem de bem” da Bruzundanga é, claro está, um homem. Às mulheres é vedada a obtenção do título por dois motivos: porque são mulheres; e porque não há “mulheres de bem”. O equivalente para o gênero feminino a tão respeitável título é “mulher do lar”. Aqui, vejo-me forçado a destacar uma singularidade: entre as mulheres, é mais dignificante, na Bruzundanga, ser uma “mulher do lar” do que ser doutora ou bacharel. A explicação para tal minha ciência ainda não foi capaz de capturar.
2. O “homem de bem” é casado, via de regra. Na prospecção que fiz, observei que nenhum homem solteiro possui o título, mas não excluo a possibilidade de se encontrar alguma exceção. Entretanto, devo dizer que o fato de todos os “homens de bem” serem casados se deva e demonstre ainda mais a respeitabilidade do título.
3. O “homem de bem” é sempre, invariavelmente, um homem empregado, inserido no mercado de trabalho. Mais do que empregado ou assalariado, o “homem de bem” da Bruzundanga é um trabalhador. Por que é que eu digo que mais do que assalariado o “homem de bem” da Bruzundanga é um trabalhador? Simples. Porque na Bruzundanga há assalariados que não justificam o salário auferido com sua força de trabalho. Isso é frequente, por exemplo, no legislativo. O que não impede que os legisladores da Bruzundanga sejam “homens de bem” (é, na Bruzundanga observam-se alguns paradoxos).
4. O “homem de bem” da Bruzundanga é um homem que paga suas contas. A menos que esse “homem de bem” seja descendente de um milionário, também “homem de bem”, que paga suas contas. Entre as classes altas, o título é uma generalidade. Em um certo sentido, a riqueza funciona como uma espécie de garantia do mesmo. Quero dizer, um homem rico é, inevitavelmente, um “homem de bem”, assim como os filhos e os filhos dos filhos desse homem rico. O título passa de geração para geração infinitamente. Sua perda poderá acontecer apenas em uma situação: em caso de perda da riqueza ou empobrecimento da família. Independentemente do cometimento de algum crime. Crimes de corrupção, por exemplo, não levam à perda do título. O “homem de bem” pode, na Bruzundanga, portanto, ser um corrupto, bastando-lhe, para a garantia do título, ser um homem de posses.
5. O “homem de bem” é cabra macho. Ninguém lhe reconhece qualquer sentimentalismo próprio do gênero feminino. Sua virilidade é, todavia, posta à prova cotidianamente. Por isso, não é de estranhar que possua e porte arma; que, ao menos uma vez no mês, pratique alguma grosseria, inclusive (e principalmente) com sua esposa; e que frequente os mais recônditos prostíbulos, onde pode dar vazão a seus instintos e alardear sua macheza. Não raras vezes, a “mulher do lar” com quem é casado (“homens de bem” vivem em união matrimonial apenas com “mulheres do lar”; não desposam outro tipo de mulher) é sabedora desta última prática, mas sua compreensão é elevada. De fato, devo dizer, a “mulher do lar” é talvez o espécime mais compreensivo da Bruzundanga. É enunciado base de sua oratória algo do tipo: “é homem... homem é fraco...”. A leveza e graciosidade dessa fala são indescritíveis. Não fosse assim e não seria uma “mulher do lar”. Um grande homem, como o são, em geral, os “homens de bem”, necessita ter uma grande companheira a seu lado.
6. O “homem de bem” da Bruzundanga é um saudosista. Queria evitar usar tais termos, mas julgo ser inevitável: o “homem de bem” da Bruzundanga é um homem do passado. Seu apego é tal às memórias de seus pais, avós, tataravós, que lhe garantem que “antes é que era bom”, que, pudesse ele regredir no tempo, já estava para lá da ditadura, desembocando mesmo na monarquia. Isto porque, entre outras coisas, o “homem de bem” da Bruzundanga reconhece a utilidade de um escravo. Muitos deles, não todos, (aqui, meu estudo ainda não chegou a números definitivos), ao refletirem sobre a monarquia da Bruzundanga, ainda terminam em uma exclamação: “acabou e funcionava na perfeição!”.
6b) É forçoso criar esta alínea. Onde leu “ditadura”, você deve ler “democracia de força”. Os “homens de bem” da Bruzundanga são democratas de força, nunca ditadores. Nem agora nem no passado.
7. O “homem de bem” da Bruzundanga é cristão, seja lá o que isso queira dizer. Minhas dificuldades de interpretação dos textos sagrados da Bruzundanga impedem-me de fazer uma observação mais detalhada. Um exemplo dessas minhas dificuldades: onde eu leio “oferecer a outra face”, eles leem “bandido bom é bandido morto”. Não sei se seria o caso de mandar ajeitar os óculos.
8. O “homem de bem” da Bruzundanga é avesso à ciência. Nietzsche dizia que as mulheres experimentavam, diante da ciência, a sensação de que lhes espreitavam para debaixo das saias. Com o “homem de bem” da Bruzundanga acontece o mesmo. A sensação é de que lhes espreitam para dentro das calças. Vá-se lá saber o que eles tanto querem esconder!

[Em atualização]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."